Uma verdade, sempre que é pronunciada, acolhe uma semente de mentira. [Uma verdade muitas vezes pronunciada resvala para a mentira.]
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Aforismo 226
Um grande homem e um monstro - as diferenças residem nas intenções e, claro está, nas consequências [previstas ou irredutíveis] das suas acções. De resto, em termos de método, pouco os distingue - a culpa e o remorso não os faz divergir do percurso traçado e há sempre um mais alto valor a atender [corporizado neles próprios].
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Aforismo 225
Há gente triste - há gente feliz; há gente que é um trabalho inacabado - há gente que é um trabalho acabado.
Aforismo 224
Se as grandes provações fazem um homem grande, as pequenas provações fazem um homem pequeno. [Se.]
Aforismo 223
Um sofredor é sempre o melhor sensato; um sensato é sempre o melhor destemido; um destemido é sempre o melhor conciliador; um conciliador é sempre o melhor conservador; um conservador é sempre o melhor reformador; um reformador é sempre o melhor sofredor.
Aforismo 222
Dividir a espécie humana é um exercício que mitiga o absurdo e o caos. Assim, por exemplo, há dois grupos: o daqueles que se prestam a equívocos de juízo e de interpretação; o daqueles a quem se perdoam equívocos de juízo e de acção.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Aforismo 221
Afinal, em que consiste o [supremo] humor? Na verdade - na exposição da verdade. [O humor e a ofensa - dois gémeos siameses.] [[Repita-se - siameses.]]
Aforismo 220
Saber fazer é saber começar - e terminar. [O que está de permeio - a tarefa propriamente considerada - é o que de menos importante existe.]
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Aforismo 218
A maturidade para a governança exige a incapacidade de surpreender e de se surpreender - negativa ou positivamente. O melhor governo é uma gerontocracia - de velhos temperados pela partilha e pela desilusão.
Aforismo 217
Indiferentes, nómadas, desafiadores - os jovens destes dias são como os gatos. Com uma diferença - quando caem, não caem de pé.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Aforismo 216
Social e - portanto - politicamente, um homem sozinho é um homem: que não representa ou não patrocina ninguém; a quem ninguém representa ou patrocina. [Ou, se quisermos, é um homem: a quem nenhum outro reconhece o direito ou o mérito de representação e de patrocínio; e que a nenhum outro reconhece o direito ou o mérito de representação e de patrocínio].
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Aforismo 215
Paga o justo pelo pecador - sem dúvida que assim acontece. O problema é que, mais do que acontecer, assim se põe em prática - alguns justos são amiúde crucificados para que um pecador possa ser identificado e castigado. E, tratando muitos como pecadores, acabamos por ter muitos pecadores. [E quantas vezes um axioma - um aforismo - nos torna dormentes em face da realidade?]
Aforismo 214
Apesar de transcorridos muitos séculos, não nos devemos chocar com o deus veterotestamentário - que exige, que dispõe, que se vinga, que traça destinos. Afinal, são estas as primaciais atitudes que acompanham a condição - o amor - de pai e de mãe - de todos os pais e de todas as mães. [Depois de muito se desiludir, ao progenitor só resta conformar-se e perdoar, sem concessões, a prole - perdoando-se, deste modo, a si próprio.]
Aforismo 213
O que se vê: não existe bem público; não existem bens privados - tudo é corporativo e tribal.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Aforismo 212
As linhas com que se cose a sociedade: sôfrega sede de poder - mitigada fome de conhecimento. Quem roça este exige, de imediato, aquele; quem aquele alcança torna-se possuidor, de imediato, deste. [Esta serpente morde a cauda - mas é imune à sua própria peçonha.]
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Aforismo 211
O primordial vício dos católicos participantes é o de esquecer que o Messias nasceu em berço humilde; o ouro, o incenso e a mirra que recebeu não foram herdados - foram dados.
Aforismo 210
O humor constitui uma resolução - uma, entre várias possíveis - do
embaraço perante o absurdo - perante a suspensão da realidade [ou da
realidade convencionada, conhecida e pretendida.]
Aforismo 209
Humor é apanágio de pessimistas - e de trágicos. [Os optimistas - e os contentados - estão sempre demasiado ocupados.]
Aforismo 208
Cu que é cu é já um assento - não carece de outro. [A realidade não pede retoques ou polimentos; as coisas - mesmo as escatológicas - são o que são.]
Aforismo 207
O homem e o animal - quais as diferenças? Alma, memória social, moral, sentido do absurdo, polegar oponível - atribua-se a ordem que se quiser [ou aceite-se a aleatoriedade]. Uma diferença existe [que exacerba as restantes]: o homem também se deixa apanhar com vinagre e fel.
Aforismo 206
Entre a maldade que nos fazem [ou que deixamos que nos façam] e a maldade que fazemos [ou que nos deixam fazer] – qual a que nos faz iníquos? – e qual a que nos faz malditos?
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Aforismo 205
É este o sistema: na altura de empreender esforços e de assumir sacrifícios, somos todos diferentes; na altura de usufruir de proventos, somos todos iguais.
Aforismo 204
«Pedi, e ser-vos-á dado» - afirmou o Messias e escreveu o Evangelista. Sem dúvida que assim é - mas não de acordo com a necessidade ou o merecimento; antes em concordância com a condição social do beneficiado [A religião há-de chocar sempre com o poder e com a sociologia - ou há-de adaptar-se.]
Aforismo 203
Esconde-se não por ser ilícito - mas por não ser fruível. Os sentidos tomaram de assalto a moral - o pudor e o mistério.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Aforismo 200
Com efeito, sem o reconhecimento do mérito não há uma sociedade aberta. Mas quantos dos apóstolos da meritocracia não se julgam, afinal e sem demonstração prévia, superiores aos seus semelhantes?
Aforismo 199
Não há dúvida - sem o reconhecimento do mérito não há justiça, ética ou democracia. Porém, quantos dos defensores abstractos do mérito não acabam por fazer jus ao sapiente dito do nosso povo: em casa de ferreiro, espeto de pau?
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Aforismo 196
Dois grupos dividem este nosso mundo: os apreciados; e os apreciáveis. [Ou, se quiserdes: os detestados; e os detestáveis.] [[Ou ainda: os que agem a bem de um estilo; e os que nem por isso.]]
Aforismo 195
Dois homens estão junto a uma entrada - uma porta aberta - que permite o acesso a um corredor. O corredor alonga-se até a penumbra. O primeiro homem pergunta: qual o comprimento do corredor? O segundo interroga: onde está a próxima porta? O primeiro é conservador. O segundo é progressista.
terça-feira, 16 de julho de 2013
Aforismo 193
Fixar-se num só objectivo equivale a falhá-lo - e, em todo o caso, anunciá-lo faz assomar um sem número de barreiras exteriores [e interiores].
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Aforismo 192
Um homem sozinho caminha da criação para a destruição - um grupo de homens caminha da destruição para a criação. [É isto ou o contrário - que sei eu?]
domingo, 14 de julho de 2013
Aforismo 191
Nada é cognitivo, factual e analítico - tudo é emotivo, pessoal e intuitivo. Fora nada existe - tudo está dentro de nós.
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Aforismo 190
A singular empatia entre as mulheres - um olhar vale mais do que uma estratégia cerzida durante anos - constitui o atributo dos perpétuos e verdadeiros inimigos. E só os inimigos viscerais, em face de um oponente comum, conseguem gerar entre si a mais íntima colaboração.
Aforismo 188
O filho de um grande homem tornar-se-á medíocre ou excêntrico - a mediocridade será, em conluio, ocultada; a excentricidade será tida por intelecto.
Aforismo 187
A força de carácter não se manifesta unicamente perante a adversidade - manifesta-se, primeiramente, perante o ócio.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Aforismo 185
Portanto, a coisa resume-se a isto: ao berço em que nascemos; e a quem conhecemos. Somos marcados a ferro quente desde que começamos a existir - como gado.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Aforismo 184
À partida, as crianças não são boas nem más - apenas aprendem rapidamente os meandros e os instrumentos do poder.
Aforismo 183
Nem entre amigos, nem entre amantes - a verdadeira empatia existe entre os melhores inimigos.
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Aforismo 182
A civilização: o poder atomizado; o poder em tudo, do nascer ao morrer. A barbárie: o poder concentrado; o poder no nascer e no morrer.
Aforismo 181
Acaba por ser mais apreciado o filantropo à força do que o filantropo por vontade - e necessidade - próprias.
Aforismo 180
O domínio do homem é o oceano da abstracção; o domínio da mulher são os ventos do concreto e do infinito - ou do concreto infinito. Quando assim não é, a tormenta abate-se sobre a terra.
Aforismo 179
O suicídio não acontece a quem tem inimigos - acontece a quem tem amigos. [Se houver necessidade, emoldure-se com aspas um qualquer grafema de entre os anteriores - com excepção, como é lógico, da palavra «suicídio».]
Subscrever:
Mensagens (Atom)