segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aforismo 202

Não há verdadeira formação sem puro ócio.

Aforismo 201

Novas... Não. Outras ideias - outros preconceitos.

Aforismo 200

Com efeito, sem o reconhecimento do mérito não há uma sociedade aberta. Mas quantos dos apóstolos da meritocracia não se julgam, afinal e sem demonstração prévia, superiores aos seus semelhantes?

Aforismo 199

Não há dúvida - sem o reconhecimento do mérito não há justiça, ética ou democracia. Porém, quantos dos defensores abstractos do mérito não acabam por fazer jus ao sapiente dito do nosso povo: em casa de ferreiro, espeto de pau?

Aforismo 198

«Civilização» tem somente um completo e inexorável sinónimo: mulher.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aforismo 197

Sim - segue o teu caminho, etc. e tal. Mas fica ciente - estás fodido.

Aforismo 196

Dois grupos dividem este nosso mundo: os apreciados; e os apreciáveis. [Ou, se quiserdes: os detestados; e os detestáveis.] [[Ou ainda: os que agem a bem de um estilo; e os que nem por isso.]]

Aforismo 195

Dois homens estão junto a uma entrada - uma porta aberta - que permite o acesso a um corredor. O corredor alonga-se até a penumbra. O primeiro homem pergunta: qual o comprimento do corredor? O segundo interroga: onde está a próxima porta? O primeiro é conservador. O segundo é progressista.

Aforismo 194

Ninguém desfruta impune da felicidade consciente.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Aforismo 193

Fixar-se num só objectivo equivale a falhá-lo - e, em todo o caso, anunciá-lo faz assomar um sem número de barreiras exteriores [e interiores].

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aforismo 192

Um homem sozinho caminha da criação para a destruição - um grupo de homens caminha da destruição para a criação. [É isto ou o contrário - que sei eu?]

domingo, 14 de julho de 2013

Aforismo 191

Nada é cognitivo, factual e analítico - tudo é emotivo, pessoal e intuitivo. Fora nada existe - tudo está dentro de nós.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aforismo 190

A singular empatia entre as mulheres - um olhar vale mais do que uma estratégia cerzida durante anos - constitui o atributo dos perpétuos e verdadeiros inimigos. E só os inimigos viscerais, em face de um oponente comum, conseguem gerar entre si a mais íntima colaboração.

Aforismo 189

O homem é demónio porque sonha - e um anjo não se rebela nem ordena.

Aforismo 188

O filho de um grande homem tornar-se-á medíocre ou excêntrico - a mediocridade será, em conluio, ocultada; a excentricidade será tida por intelecto.

Aforismo 187

A força de carácter não se manifesta unicamente perante a adversidade - manifesta-se, primeiramente, perante o ócio.

Aforismo 186

Nestes tempos, quem está sempre disponível convida à indisponibilidade.