segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aforismo 227

Uma verdade, sempre que é pronunciada, acolhe uma semente de mentira. [Uma verdade muitas vezes pronunciada resvala para a mentira.]

Aforismo 226

Um grande homem e um monstro - as diferenças residem nas intenções e, claro está, nas consequências [previstas ou irredutíveis] das suas acções. De resto, em termos de método, pouco os distingue - a culpa e o remorso não os faz divergir do percurso traçado e há sempre um mais alto valor a atender [corporizado neles próprios].

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aforismo 225

Há gente triste - há gente feliz; há gente que é um trabalho inacabado - há gente que é um trabalho acabado.

Aforismo 224

Se as grandes provações fazem um homem grande, as pequenas provações fazem um homem pequeno. [Se.]

Aforismo 223

Um sofredor é sempre o melhor sensato; um sensato é sempre o melhor destemido; um destemido é sempre o melhor conciliador; um conciliador é sempre o melhor conservador; um conservador é sempre o melhor reformador; um reformador é sempre o melhor sofredor.

Aforismo 222

Dividir a espécie humana é um exercício que mitiga o absurdo e o caos. Assim, por exemplo, há dois grupos: o daqueles que se prestam a equívocos de juízo e de interpretação; o daqueles a quem se perdoam equívocos de juízo e de acção.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aforismo 221

Afinal, em que consiste o [supremo] humor? Na verdade - na exposição da verdade. [O humor e a ofensa - dois gémeos siameses.] [[Repita-se - siameses.]]

Aforismo 220

Saber fazer é saber começar - e terminar. [O que está de permeio - a tarefa propriamente considerada - é o que de menos importante existe.]

Aforismo 219

O que passa é tudo o que nos resta.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aforismo 218

A maturidade para a governança exige a incapacidade de surpreender e de se surpreender - negativa ou positivamente. O melhor governo é uma gerontocracia - de velhos temperados pela partilha e pela desilusão.

Aforismo 217

Indiferentes, nómadas, desafiadores - os jovens destes dias são como os gatos. Com uma diferença - quando caem, não caem de pé.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aforismo 216

Social e - portanto - politicamente, um homem sozinho é um homem: que não representa ou não patrocina ninguém; a quem ninguém representa ou patrocina. [Ou, se quisermos, é um homem: a quem nenhum outro reconhece o direito ou o mérito de representação e de patrocínio; e que a nenhum outro reconhece o direito ou o mérito de representação e de patrocínio].