Nem a arte [ou a criação] copia a vida, nem a vida copia a arte. Em ambas ocorre o mesmo - adicionar é igual a subtrair, menos é igual a mais.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Aforismo 270
Usar - e acreditar na supremacia - de um olhar analítico e crítico é o mesmo que transportar - e utilizar - sempre uma peneira. De tanto peneirar, de tanto sacudir a peneira, não fica nada - nem uma posição, nem um compromisso, nem uma intuição.
Aforismo 269
Se vale a pena fazer o bem, vale a pena fazê-lo por completo. [Um bem pela metade - porque esconde, porque adormece, porque avilta - é pior do que um mal completo - que põe a descoberto, que acorda, que limpa.]
Aforismo 268
Para um liberal, quem não partilha cria riqueza. Para um socialista, quem não partilha rouba riqueza. Para um conservador, quem partilha delapida sem respeito o património dos antepassados. Para um progressista, quem partilha delapida com respeito o património do planeta.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Aforismo 267
É valorizada em demasia a necessidade de se dizer como devem ser, ou
como serão, os assuntos do homem - em detrimento da capacidade de se
dizer como foram, ou como são. Profeta e político - são estas as
profissões mais antigas do mundo. [E um aforismo pretende denunciar a
forma das coisas passadas e presentes - também com a secreta aspiração
de anunciar a forma das coisas futuras.] [[Aforista e poeta - são estas as profissões mais impossíveis do mundo.]]
Aforismo 266
Um populista é um elitista. Quanto melhor - ou mais bem sucedido - for o populista, pior - ou mais exclusivista - será o elitista. [Seduz o povo quem o reduz.] [[ Seduzir é reduzir.]]
Aforismo 265
O que é a burocracia? É controle - é um cabresto. E, como os cabrestos, assim fica - desapercebido, susceptível de ser cada vez mais apertado e manietado.
Aforismo 264
A memória colectiva de um povo é forjada a partir do que é: histórico; lendário; característico [ou típico]; e tradicional. O primeiro elemento, por nunca estar acabado, é o menos relevante; os outros, por serem inventados, assumem a dianteira.
Aforismo 263
Há coisas que nos acontecem - por negligência, ingenuidade, amor, ódio, por azar. Há coisas que nos acontecem que poderiam ser piores - e [porque] serão piores.
Aforismo 261
Percebemos muito de uma época quando percebemos que o que tem de ser justificado - explicado - é o rito e o símbolo - e não a sua ausência [ou a ausência do seu sentido].
Subscrever:
Mensagens (Atom)