quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Aforismo 274

Nesta terra, o que faz uma elite ser elite? Não é o conhecimento - mera distracção; não é o dinheiro - idem aspas. São os símbolos - que traduzem a assunção dessa condição - e a reprodução - o esforço incessante e furioso de reprodução. Falta um terceiro factor: os homens e as mulheres coadjuvantes - que acreditam nos símbolos, que almejam a condição, que auxiliam na reprodução mas que não se reproduzem.

Aforismo 273

Na vida de um homem emergem muitos homens. Na vida de uma mulher - nas vidas de todas as mulheres - há só uma mulher.

Aforismo 272

O que é um perdedor – um vencido? Não é aquele que foi derrotado por um inimigo. É aquele que foi derrotado por um amigo*.



[*Glosa: Um vencido não é, com efeito, aquele que foi derrotado por um inimigo. Se tem inimigos tem valor, poder, impressão digital – e merece ser tratado com violência, ardil, consideração. O verdadeiro vencido, a despeito do que faz ou merece, tem o tratamento contrário: é o indivíduo que – por impostura, desprezo, estupidez, por ser desconsiderado e apoucado – é derrotado por um amigo. Não falo, claro está, de traidores – de amigos que são inimigos. Falo de amigos que juram, de mãos em prece, que a amizade deles é incomensurável.]