É esta a grande perversidade - a grande clivagem dissonante - da minha sociedade: a desigualdade [como se afigura óbvio] no dispêndio dos esforços; a igualdade, ou o privilégio [qual deles o pior?], no acesso aos benefícios.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Aforismo 117
Há uma natural transumância entre as condições de contestatário e de autoritário; um moderado orgânico [de coração], ao invés, é sempre um moderado [e, na verdade, o seu conjunto é ínfimo].
Aforismo 115
Humildade [extremada] e ostentação [constante] dos defeitos - duas faces, ambas insidiosas, da mesma moeda. [O valor facial de tal moeda é enorme - e visa divergir da percepção do irrisório valor real.] [[E a má moeda expulsa - afinal - a boa moeda.]]
Aforismo 114
Deus escreve com tinta simpática em linhas quânticas: tão depressa dá o milagre quanto o tira; e nós sem a consciência do que nos foi dado - nem durante, nem depois.
Aforismo 113
Não é só o amor que é incompatível com a procura [com a sede] - também o são a revelação e o milagre. Portanto, sejamos inconscientes e atentos [e pouco sequiosos].
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Aforismo 112
Apenas aos grandes faz sentido - e se afigura perceptível - aplicar o qualificativo de medíocre.
Aforismo 111
Deus agraciou a humanidade com a dádiva do erro [a dádiva da consciência do erro], e nunca lhe estaremos gratos o suficiente - o suficiente para merecermos a salvação. [Ainda que fosse incomensurável a gratidão, saberíamos reconhecer a salvação?]
Aforismo 110
Consideração pelo outro? Podemos começar por lhe reconhecer liberdade, para o bem e para o mal - mormente dele próprio. [Preparemo-nos para as insónias e para o fado. Boa noite - boa sorte.]
Aforismo 109
Não é o infinitamente grande o mais relevante - não o são as teorias, os sistemas, as estruturas, os cosmos.
Aforismo 108
A evidência; o contrário; a ilusão - são [deveriam ser] estes os móbeis, sem margens definidas.
Aforismo 107
Não são as categorias em que se nos inserem o verdadeiro obstáculo. Haja denodo. É a própria clausura o maior escolho para a liberdade. Haja loucura.
Aforismo 106
Amar e recordar - dois nós na mesma corda - são tarefa da imaginação. Poucos mais fios - frágeis e a estrangular o mais forte - tem a corda.
Aforismo 105
O ódio pelos que a mim se assemelham no erro e no defeito; o ódio pelos que de mim se diferenciam na qualidade - a guerra total.
Aforismo 102
Convém não confiar nas intenções dos que - convém não confiar em absoluto nos que -, ainda que por meios polidos e normatizados, têm sempre alguém a quem espoliar.
Aforismo 101
Primeiro, a reconciliação com a realidade; depois, a mudança. [Os vermes são vida lenta que se renova em todos os corpos - não há morte, não há nascimento.]
Aforismo 100
O mundo divide-se em: indivíduos elogiados na ausência e maltratados - ou apoucados - na presença; indivíduos insultados na ausência e tratados com zelo na presença. [Também a mim assiste o direito de ser estereotipado e esquemático - enfim, de ser aforístico.]
Aforismo 99
A neura do projecto, da idealização, da concepção da acção. Porquê? O objectivo - não confessado, inconsciente - não é concretizar. Idealizar e projectar a acção, em exercício que se basta a si próprio, desculpabiliza a inacção, guinda a um patamar de excelência e traz a ilusão de viver com glória, de viver mais, de viver duas vezes.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Aforismo 98
Tentamos obliterar os nossos contextos com o desígnio de atingirmos a condição de semi-deuses. A verdade está na acção contrária - é a mortalidade que concede o estatuto do divino.
Aforismo 97
Observação, exame, dedução, inferência, análise, interpretação - tudo muito bem. Na ciência. No muito que resta, importa saber parar - e agir.
Aforismo 96
Nenhumas perguntas igualam a importância destas - Quem tem influência sobre mim? Por que tem influência?
Aforismo 94
Justificação engendrada é justificação justificada. Juntem-se apoiantes a gosto - que sempre os haverá.
Aforismo 93
Não é só a verdade a vítima do poder encarniçado e sanguíneo - também o são a individualidade, a liberdade de consciência, os princípios.
Aforismo 92
O poder e o espaço onde é exercido - dois domínios sem correspondência estreita. Quanto menor - quanto mais visceral - o espaço, mais insana e assanhada é a prática do poder. É à escala micro que os fracos são, de facto, os fortes.
Aforismo 91
Ninguém deve esperar que o enfermo procure a cura quando a maleita - real ou imaginária; física ou social - se torna testemunho, identidade, um modo de conquistar um lugar no mundo.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Aforismo 89
Entre os homens que detêm um complexo de inferioridade e os que manejam um complexo de superioridade, eu temeria - e temo - sobretudo os primeiros. A superioridade pode ser derrubada do pedestal; a inferioridade, todavia, apenas reconhece e percorre um trilho - o descendente.
Aforismo 88
Em síntese: hoje, ao contrário de ontem, dispensa-se a companhia dos mortos - ou do que há-de morrer.
Aforismo 87
Enveredar pelo caminho do mal não permite o retorno. Voltamos enquanto virtuosos ou moralistas - isto é, não voltamos.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Aforismo 86
Religião e justiça são como água e azeite. O deus injusto - e culpado - é o deus lembrado, revigorado, eterno.
Aforismo 85
Obstáculo maior é o de persistir sem inimigo - afortunado de quem o tem; confuso de quem o não tem.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Aforismo 82
A auto-depreciação não visa somente a aceitação - o apadrinhamento - por parte de outrém: constitui igualmente um instrumento para a recolha futura de louros [íntimos, sobretudo, e redobrados], em caso de sucesso.
Aforismo 81
A política alicia e - como é manifesto - vicia: porque prolonga, na vida adulta, os jogos - de estratégia e de espadas - que tanto nos bastavam na infância.
Aforismo 80
Um facto: a necessidade irreprimível, constante e silenciosa de sermos, e de sentirmo-nos, superiores aos nossos semelhantes. Um corolário: o poder - e a filantropia, por exemplo -, são, destarte, tão irresistíveis e tão viciantes.
Aforismo 79
No amor desiludido, o sequestrador fica sempre na epiderme do sequestrado - e este espera daquele, sempre, o resgate.
Aforismo 76
Não erramos e envelhecemos para que possamos, porventura, aprender - erramos e envelhecemos para podermos, porventura, aceitar a nossa extinção.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Aforismo 73
Os seres mais fecundos são os que menos suportam a diferença - ou, se quisermos, a alteridade. [Daqui decorre, por exemplo, que as democracias, sobretudo em certas latitudes austrais, sejam tão frágeis.] De igual forma, os seres mais deslocados - do seu tempo, do seu lugar - têm na esterilidade própria o primeiro obstáculo.
Aforismo 72
Conhece-te a ti mesmo: poucas sentenças comportam tanta perversidade quanto esta. O mundo não se torna habitável em face de uma proliferação de pequenos deuses, ensimesmados e racionais.
Aforismo 71
A maior perversidade do egocentrismo é, na verdade, a incapacidade de saber o nosso contributo para o que nos rodeia. Dir-se-ia uma justiça poética - quem vive para si nem a si mesmo consegue conhecer minimamente.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Aforismo 70
Defender uma teoria dos sentimentos levará, por tragédia e de modo descontrolado, à experimentação dos actos que vão minar essa mesma teoria.
Aforismo 69
A assunção constante da característica significa, afinal, a negação da característica. [A mesma sentença incessantemente repetida tem por desiderato o próprio convencimento - e denuncia o próprio engano].
Aforismo 68
A arena do poder na família - e na sociedade - poderia ser implodida por este facto divino: o amor que nutre um homem e um pai. Por ser outro este amor - que não o nutrido por uma mulher e por uma mãe -, é pura e simplesmente desconsiderado. Porfiemos na implosão.
Aforismo 67
Uma melodia encantava até o ser mais animalesco. Hoje, o sentido mais básico e mais sobrevalorizado - a visão [deslumbrada] - trouxe a surdez. Mudam-se os tempos, mudam-se os animais, numa espiral de involução.
Aforismo 66
Mais do que um fardo, mais do que uma desgraça, mais do que um mero desencontro com o mundo - a loucura surge como necessidade [implícita ou explícita].
Aforismo 65
Sim, é tudo certo e porventura plausível. Mas não há vida forjada, exercitada e afirmada que nos ensine a verdade.
Aforismo 64
A depredação é, postas as coisas em consideração, seminal. O homem frui do mundo antes de tomar parte nele.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Aforismo 62
A dicotomia bem/mal: manobrar no seu seio é atender ao mundo desejável; negá-la significa atender ao mundo possível.
Aforismo 60
O jovem moralista [quer dizer, o jovem aforista] cava uma funda e precoce sepultura - em proporção directa com a sua ignorância e atrevimento.
Aforismo 59
O instrumento - e vingança - dos fracos fundam-se no exercício da conjura e do poder e da influência mais intestinos.
Aforismo 57
A inflexibilidade total na ideologia dita a morte do compromisso; assim, um ideário impoluto constitui uma excelente razão - ou álibi - para a inactividade.
Aforismo 56
A maior garantia de liberdade pessoal reside na manutenção do núcleo incorruptível de uma ideologia - ou, sobretudo, de uma fé.
Aforismo 55
Primeiro temos de ser prosaicos - valorizando as coisas - para que possamos ser magnânimos - valorizando os outros.
Aforismo 54
O apaziguamento com as más memórias é trabalho hercúleo. Não constitui trabalho menor, porém, o apaziguamento com as boas memórias capturadas pela irrealidade.
Aforismo 50
Pergunta incómoda que os vindouros nos farão: porque é que, apesar dos hodiernos meios de comunicação, que pretensamente nos aproximam, estamos afinal mais distantes uns dos outros?
Aforismo 49
Conhecemos uma época por aquilo que, nela, é sobrevalorizado. [Ninguém conhece verdadeiramente o tempo em que vive.]
Aforismo 47
O estado natural do homem é a violência e não a moderação [La Palisse, meu amigo, dixit]. Optar pela moderação é um acto de inteligência mas, não raras vezes, um acto que espelha o contentamento no mundo. Até o mais polido contentamento, porém, pode sofrer fracturas ou erosão.
sábado, 24 de setembro de 2011
Aforismo 45
O progressismo não existe para nos "reconciliar" com a voragem dos tempos. Existe para aniquilar as diferenças.
Aforismo 42
A injustiça causada não faz diminuir, em nós, o sentimento da injustiça sofrida - sobretudo se o outro, o injustiçado ou o injusto, não for o mesmo indivíduo. E só o injustiçado que permaneceu justo pode terminar a cadeia.
Aforismo 41
A inconsciência da viagem não faz menos a viagem; o inverso é igualmente verdadeiro: a consciência da viagem não é indício suficiente da mudança.
Aforismo 40
Após os espelhos, a água perdeu uma das funções mais relevantes - a de reflectir os objectos e de devolver-nos o rosto. Os espelhos, ubíquos e demasiado perfeitos, não são tão competentes.
Aforismo 38
Não obstante os tempos progressistas, nada concede mais respeitabilidade - verdadeira ou infundada - a um homem do que envergar uma barba.
Aforismo 36
Tolerância é palavra - e atitude - sobrestimada. Substituamo-la por respeito silencioso.
Aforismo 35
Quando tão intensas - e intestinas - são as relações de poder, a melhor atitude - o maior poder - é o afastamento e a inacção.
Aforismo 32
Infeliz a época - a nossa - que não se apercebe da beleza de um rosto desolado e de uma obra inacabada.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Aforismo 30
A igualdade insere-se no património dos maiores artificialismos - e imposições - que a Humanidade forjou.
Aforismo 28
Trilhar o caminho com dignidade implica curiosidade e ingenuidade - por isso é o egocentrismo tão mortífero.
Aforismo 27
Uma maneira - uma maneira apenas - de construir a amizade: estabelecer, independente do tempo, um pacto - mesmo que unilateral.
Aforismo 26
Só o homem que pode manobrar uma completa auto-destruição pode empreender uma verdadeira auto-edificação.
Aforismo 24
O estado natural do homem não é a coerência ou o equilíbrio - o estado natural do homem é a contradição. Rejubilemos.
Aforismo 22
O estado natural do homem não é a inconsciência ou a paz - o estado natural do homem é o temor. Sejamos consequentes.
Aforismo 20
Em caso de certeza, ou de convicção profunda, substitua-se então o lugar-comum e o preconceito.
Aforismo 16
O amor plácido é como uma leve embriaguez - vivê-los faz-nos ressumar de verdade inocente. A última é uma necessidade ocasional - o primeiro é um fardo.
Aforismo 15
Poucas prisões há como a compulsão de encerrar a vida - e a arte - numa frase [ou num aforismo].
Aforismo 14
O conselho não surge enquanto bálsamo para o aconselhado - surge como necessidade egocêntrica daquele que aconselha.
Aforismo 13
Um conselho não colhe valor pelo seu conteúdo - colhe valor pelo respeito devotado àquele que aconselha.
Aforismo 12
O verdadeiro sábio não dá conselhos nem escreve aforismos; sabe e valoriza o silêncio - e comunica por intermédio dele.
Aforismo 11
Três modos individuais de aceder ao entendimento: experiência; estudo; observação. Qual o mais falível? Precisamente - a experiência.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Aforismo 10
Diz Milan Kundera que o frustrado parte sempre em busca de culpados; com efeito, o frustrado parte também em busca de juízes e de carrascos.
Aforismo 6
Só as almas mais elevadas sentem o tédio. Só as almas mais entediadas cedem verdadeiramente ao vício.
Aforismo 4
A quem tudo dá não se lhe reconhece o direito de pedir o que quer que seja [eu lavro no terreno da evidência, não no do desejo - em todo o caso, hoje, o terreno é o mesmo].
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Aforismo 2
A força e a beleza das ideias - e das categorias abstractas - faz submergir a nossa própria experiência.
Aforismo 1
Aqueles que interiorizam a culpa de tudo e de nada - dão sempre bons culpados por tudo e por nada.
[Início]
Este blogue será um mero depositário de aforismos, concebidos, com atrevimento, por um "jovem" trintão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)